Ação Harmonia Brasil – Aikidô e Responsabilidade Social

A Ação Harmonia Brasil – AHB – é uma organização sem fins lucrativos, criada em maio de 2003, formada por praticantes de Aikidô afinados por uma missão: ”Oferecer um caminho de harmonia e desenvolvimento pessoal para crianças e jovens de 7 a 17 anos de comunidades menos favorecidas (favelas) através da prática da arte do Aikidô”. Está dividida em equipes de voluntários que atuam no planejamento, comunicação e logística. O coração do projeto é formado por faixas-pretas em Aikidô que conduzem os treinos regulares com o apoio de outros voluntários.

Cada projeto desenvolvido no Brasil possui características distintas e são frutos da interação da AHB com associações ou entidades que já desenvolvem programas de educação e assistência para crianças de comunidades carentes. Existem atualmente projetos ocorrendo em cidades como São Paulo, Recife e Farroupilha. Os recursos para aquisição de tatames, uniformes, transporte e despesas administrativas provém de doações e da contribuição mensal de amigos da AHB. O convívio semanal dos instrutores com os aprendizes estabelece uma relação de compromisso e confiança.

Forma-se uma ponte de comunicação que encoraja novos voluntários a contribuir em outras áreas. Diversos projetos paralelos ao Aikidô ocorrem ao longo do ano com o apoio da AHB: viagens, passeios, oficinas de teatro, música, computação, festas regionais, natal, suporte escolar, doação de alimentos, roupas, livros, etc. (www.acaoharmonia.org.br)

x

Os Objetivos

· Participar poderosamente na formação ética e moral de crianças que vivem em áreas de risco social, fortalecendo valores como respeito, confiança e cooperação;

· Contribuir com um modelo de ação que estabelece uma ponte de conexão entre brasileiros que vivem em condições opostas de acesso ao conhecimento, à cultura e à educação;

· Preparar as crianças e jovens que vivem em ambientes hostis e violentos para um futuro de realização e contribuir com a construção de uma sociedade menos competitiva e mais cooperativa;

· Gerar multiplicadores para instrução descobrindo talentos dentro das comunidades atendidas e capacitar jovens para atuar como instrutores assistentes em novos pólos de ensino da arte Aikidô no país.

x

O Responsável

José Roberto Bueno. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Pratica Aikidô há mais de 20 anos e possui a faixa preta 4º dan. Está sob orientação de Reishin Kawai Shihan, 8º dan, introdutor do Aikido no Brasil (www.aikidokawai.com.br). É o professor responsável pela escola Aikido Harmonia em São Paulo e o fundador da ONG Ação Harmonia Brasil. É parceiro da Amana-Key em programas de educação de gestores do setor público e privado.

x

Colaboração: www.acaoharmonia.org.br

 
 

 

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: