Responsabilidade Social – Polícia Militar do RN – PROERD

O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano na faixa etária de 09  a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

 

O PROERD também oferece um curso especifico à família, é desenvolvido em 5 (cinco) encontros, uma vez por semana, durante 2 (duas) horas. Tem como objetivo capacitar os pais a ajudarem os seus filhos a fazerem escolhas positivas. São discutidas informações relacionadas com fatores de risco e proteção, rede de apoio, resolução de conflitos, técnicas de comunicação, entre outros.

 

O PROERD chegou ao Brasil em 1992, através da PM do Rio de Janeiro,  e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco de onde o programa expandiu-se para os demais Estados. O Projeto tem por base, o D. A. R. E. ( Drug Abuse Resistance Education ) criado em 1983 nos Estados Unidos,  hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 em todos os Estados do Brasil.

 

O início do Programa na escola é precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo. O policial deverá comparecer à escola, fardado, uma vez por semana, ao longo de um semestre, acompanhado do professor da turma, para ministrar as aulas aos estudantes. As aulas a serem ministradas estarão organizadas no livro do estudante, em 10 (dez) lições de 60 minutos.

 

Além do livro do estudante a criança recebe um “kit” de comunicação visual composto de 01 camiseta e 01 boné com a logomarca do programa, os quais serão distribuídos no dia da Formatura, juntamente com um certificado de conclusão do curso, quando o aluno formando presta o compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência.

 

As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

 

No Rio Grande do Norte o programa possui 26 instrutores habilitados, distribuídos nos seguintes Municípios: Natal, Parnamirim, Tangará, Currais Novos, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Cruzeta, Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Caraúbas, Santana do Seridó, Equador e Arêz.

 

Colaboração: www.proerd.rn.gov.br

2 respostas para Responsabilidade Social – Polícia Militar do RN – PROERD

  1. WAGNER LIMA disse:

    BOM DIA, GOSTARIA SABER SE TEM A FUNDAÇÃO ESCOLA/BRADESCO EM PARNAMIRIM, JÁ CONHERCO A SERIEDADE DO TRABALHO VOLTADO A ESCOLA E GOSTARIA QUE OS MEUS 03 FILHOS CRESECE NESSA INSTITUIÇÃO…
    WAGNER LIMA,
    F.84-9928 1533/ 3272 3141

  2. marcilio disse:

    ola rossanna eu marcilio eu adoro suas aulas porque fala sobre uma coisa que nao presta as DROGAS chauuuu um abrasooooooooooooo do primeiro CHERIFE

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: