Responsabilidade Social – Polícia Militar do RN – PROERD

O PROERD é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos do 5º ano na faixa etária de 09  a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

 

O PROERD também oferece um curso especifico à família, é desenvolvido em 5 (cinco) encontros, uma vez por semana, durante 2 (duas) horas. Tem como objetivo capacitar os pais a ajudarem os seus filhos a fazerem escolhas positivas. São discutidas informações relacionadas com fatores de risco e proteção, rede de apoio, resolução de conflitos, técnicas de comunicação, entre outros.

 

O PROERD chegou ao Brasil em 1992, através da PM do Rio de Janeiro,  e no Estado de São Paulo em 1993, através da Academia de Polícia Militar do Barro Branco de onde o programa expandiu-se para os demais Estados. O Projeto tem por base, o D. A. R. E. ( Drug Abuse Resistance Education ) criado em 1983 nos Estados Unidos,  hoje é desenvolvido em 58 países e desde 2002 em todos os Estados do Brasil.

 

O início do Programa na escola é precedido por uma reunião com pais e educadores, no sentido de divulgar o programa e orientar o engajamento e a participação de todos no processo. O policial deverá comparecer à escola, fardado, uma vez por semana, ao longo de um semestre, acompanhado do professor da turma, para ministrar as aulas aos estudantes. As aulas a serem ministradas estarão organizadas no livro do estudante, em 10 (dez) lições de 60 minutos.

 

Além do livro do estudante a criança recebe um “kit” de comunicação visual composto de 01 camiseta e 01 boné com a logomarca do programa, os quais serão distribuídos no dia da Formatura, juntamente com um certificado de conclusão do curso, quando o aluno formando presta o compromisso diante da Polícia, da Escola e da Família de resistir às drogas e à violência.

 

As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

 

No Rio Grande do Norte o programa possui 26 instrutores habilitados, distribuídos nos seguintes Municípios: Natal, Parnamirim, Tangará, Currais Novos, Cerro Corá, Caicó, Guamaré, Acari, São Tomé, Cruzeta, Parelhas, Jardim do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Caraúbas, Santana do Seridó, Equador e Arêz.

 

Colaboração: www.proerd.rn.gov.br

2 Responses to Responsabilidade Social – Polícia Militar do RN – PROERD

  1. WAGNER LIMA disse:

    BOM DIA, GOSTARIA SABER SE TEM A FUNDAÇÃO ESCOLA/BRADESCO EM PARNAMIRIM, JÁ CONHERCO A SERIEDADE DO TRABALHO VOLTADO A ESCOLA E GOSTARIA QUE OS MEUS 03 FILHOS CRESECE NESSA INSTITUIÇÃO…
    WAGNER LIMA,
    F.84-9928 1533/ 3272 3141

  2. marcilio disse:

    ola rossanna eu marcilio eu adoro suas aulas porque fala sobre uma coisa que nao presta as DROGAS chauuuu um abrasooooooooooooo do primeiro CHERIFE

Comente