Responsabilidade Social – Casa Durval Paiva – Apoio à criança com câncer

Em 1994 uma família potiguar recebeu a notícia de que seu filho, ainda criança, estava diagnosticado com câncer. A família, no entanto, apostou no tratamento e viajou com o menino para o Exterior, onde recebeu apoio e solidariedade de uma casa mantida pela rede Mc Donalds.

 

A partir desse drama pessoal e da ajuda que receberam, surgiu a idéia de fundar na cidade Natal uma casa semelhante, onde crianças carentes fossem atendidas com dignidade e principalmente com muita esperança em dias melhores – A Casa Durval Paiva de apoio à criança com câncer.  

 

O avô materno doou o espaço, iniciando todo um trabalho social de apoio às crianças carentes com câncer e seus familiares. Um porto seguro fora do domicílio, capaz de oferecer ferramentas para enfrentar momentos difíceis.

 

A Casa Durval Paiva de apoio à criança com câncer possui hoje uma equipe multidisciplinar que conta com assistentes sociais, psicólogo, dentista, nutricionista e professora, além de funcionários e voluntários dedicados à causa. É uma Instituição sem fins lucrativos, que ampara crianças e adolescentes carentes portadores de câncer, juntamente com um responsável durante o tratamento oncológico em Natal.

 

Dentre seus serviços, a Casa oferece: hospedagem, transportes, alimentação, doação de roupas, calçados e brinquedos, cestas básicas, auxílio para aquisição de medicamentos, passagens e próteses, e também tratamento odontológico, psicológico, atividades sócio-educativas e lazer. Todas as atividades são realizadas na sede da Casa Durval Paiva, onde estão hospedadas as crianças em tratamento e seus respectivos responsáveis.

 

É fato que esses hóspedes são crianças que, além da carência financeira, têm que se submeter a um difícil tratamento de radioterapia para tratar do câncer. Somando-se a esses fatores, há ainda o da distância, uma vez que, para crianças do interior, o tratamento tem que ser feito em outra cidade, longe de casa e dos amigos. Uma situação adversa e emocionalmente perturbadora.

 

Conhecendo essa realidade e ciente que o equilíbrio emocional reflete na qualidade do tratamento, sentimos a necessidade de humanizar o atendimento, inclusive nas salas de espera da radioterapia, tornando o ambiente mais descontraído, próprio para jovens.

 

Já o cotidiano doméstico que envolve as crianças assistidas pela Casa Durval Paiva é constituído por residências muito precárias e ambientes que não oferecem perspectivas de progresso. Entendendo também que a evolução da saúde está associada a boas condições estruturais, surgiu o projeto VIDA, que realiza melhorias matérias no espaço de onde vem a criança e sua família, valorizando a qualidade de vida.

 

Além disso, a Casa Durval Paiva prioriza também o desenvolvimento sócio-cultural e por isso criou o “Recanto Cultural”, visando despertar o interesse dos hóspedes para as artes. O espaço também os coloca em contato com a cultura local, incentivando os artistas da terra.

 

Contribua com a Casa Durval Paiva de apoio à criança com câncer:

Rua Clementino Câmara, 234, Barro Vermelho – Natal/RN.

Telefone: (84) 4006-1600.

 

Colaboração: www.caccdurvalpaiva.org.br

Anúncios

One Response to Responsabilidade Social – Casa Durval Paiva – Apoio à criança com câncer

  1. JOSUÉ SILVIO FORTUNATO disse:

    Sou aluno do curdo de administração a distancia da UFRN, VISITEI A casa durval paiva e simplesmente fiquei encantado com tanto carinho e apoio as crianças lá tratadas e orienatdas quanto a doença, muito bom o acompanhamento dos familiares (pais). Só acredita quem realmente visita a casa e ver de perto tudo que é feito para o bem-estar fisico e mental das crianças, muito bom mesmo.

    Parabéns a toda equipe,

    Abraços,

    Josué

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: