8 Responses to O Homem torna-se tudo ou nada, conforme a educação que recebe

  1. Maria Aparecida do Bom Jesus Batista disse:

    Achei o maximo , viver uma experiencia desta durante tanto tempo não é para qualquer um . hoje vivemos num mundo materialista . AS pessoas são o que tem vivem de status .Plinio voce merece todo o meu respeito e consideração.

  2. Rita disse:

    Excelente tese, sobre um assunto que sempre me causou inquietação. Ficam invisíveis também aqueles fora dos padrões exigidos de beleza, saúde… Mas há também um outro lado: várias vezes tentei cumprimentar alguns desses trabalhadores e eles sequer levantaram os olhos, tampouco me responderam. Talvez já endurecidos pela sua invisibilidade.

  3. Ortega disse:

    Não fiz mestrado nenhum !!!!! Apenas sigo o que eu apreciava quando meu pai na época com um poder aquisitivo melhor que a grande maioria, sentava pra almoçar no bote da esquina com os “negos” de uniformes azuis, laranja, branco, sujos e outras cores mais e se fazia despercebido…….cumprimentando todos e chamando pelo nome quando sabia.

    Mais legal ainda quando do nada até mesmo às vezes longe da empresa dele me perguntavam se eu era filho dele e quanto ele era “bacana” ! Manda um abraço pro seu pai !!!! O cara é gente boa !!!

    Às Vezes até me divertia quando ele levava um fornecedor importante de terno impecável para almoçar em lugares assim que o prato executivo era R$3,90 com uma tubaína !!….rsss se esse passava por alguém sem nem sequer olhar para um operário, ou qualquer outro trabalhador , lá ele não passava despercebido !!

    Que mestrado que nada !!!! ISSO é BERÇO !!!! …fico feliz pelo professor que antes tarde do que nunca foi tocado com um pouco de humildade, já que não teve um berço pra seguir de exemplo !!

    E vc já falou Bom dia para o seu porteiro hoje ? O manobrista da garagem ?a ascensorista do elevador do seu trabalho ?Sua faxineira ?E a mulher do pedágio ? Vc falou obrigado mesmo sendo vc que pagou?

  4. Jurandir Carvalho disse:

    Não podia ter melhor testemunho para explicar porque os jovens das classes menos favorecidas procuram estudar para, como esles dizem, ser gente. Foi o meu caso há 40 anos e de muitos brasileiros. É pena que os nossos governantes e os “donos” da educação no Brasil não enxerguem.

    Alguém poderia me dizer a data da publicação no Jornal Diário de São Paulo? Vou usar a matéria no meu TCC em Didática do Curso Superior. Meu s e-mails: jura.idt@terra.com.br e jurandir.carvalho@gknsintermetals.com.

  5. Ana Elisia disse:

    adorei a matéria…ainda bem alguns de nós têm tempo de aprender alguma coisa nessa vida. Outros passam a vida toda e nao aprendem que o ser humano é o que existe de mais importante e independente que tenha as necessidades, as angustias sao as mesmas!

  6. Cristina disse:

    Infelizmente, vivemos em um mundo de aparências… ninguem se importa com o que é verdadeiro, com o ser humano que cada um de nós somos… Sempre me comovi com historias como essa e peço a Deus que me fortaleça no propósito de fazer algo de bom para o mundo em que vivo!

  7. alexandre cabral disse:

    ISTO PROVA QUE O COMPORTAMENTO SOCIAL DO NOSSO PAIS TEM MUITO A EVOLUIR EM MAIORIA DOS SEUS CIDADÕES.
    UM PAIS COMO O BRASIL QUE TEM (CALOR HUMANO)…QUE CALOR HUMANO???
    NÃO DEVERIA SER ASSIM.
    AS VEZES TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO.
    MAS UM DIA ISTO VAI MUDAR.

  8. andrea disse:

    Gostei muito da matéria
    realmente as pessoas em sua maioria são ignoradas só por não pertecerem a mesma classe social

    eu fiz um caminho bem parecido
    durante minha formação profissional (assistente social), tive que desempenhar vários papéis para conseguir, com muito custo, me formar
    trabalhei como garçonete, pitei casas, em oficinas mecânicas entre outras coisas que tive que fazer para atingir meu objetivo, me formar!
    depois de formada ainda até arrumar um emprego na área trabalhei em outras funções e tambem tive a oportunidade de sentir na pele que fui invisivel aos olhos de muitos…

Comente

