Parte I
No início, aparecem de carneirinhos.
Indefesos, inofensivos. “dóceis” e “humildes” em procura do Caminho.
– Onegai shimasu! (Por favor me ensine!) – suplicam ao mestre.
A porta é aberta…
Durante o trajeto do Caminho, a sinceridade e a lealdade são colocadas à prova.
O ego fala mais alto. Começam a cair as máscaras.
Tempo perdido.
Por fim, aparecem os ossos, e aí vemos os “monstros” que na realidade eram.
Já dizia o samurai Yamamoto Tsunetomo, samurai que cortou os cabelos em 1700 e autor do livro Hagakure, o mais influente tratado sobre samurais já escrito: “Quando consegue ver dentro do coração do outro, você pode se decepcionar“.
Parte II
Mestre Yamamoto Tsunetomo, permita-me colocar uma observação aqui no nosso Café.
Falei dos carneirinhos monstros. Sei que o mestre fala que podemos nos decepcionar quando conhecemos o coração do outro e a partir daí chegarmos à conclusão de quanto tempo foi perdido e etc. e etc. que só os mestres entendem do que estou falando.
Mas, mestre, permita-me expor, que a decepção não é esta. Pois, da mesma forma que neste mundo existem homens leais, com honra e com coragem, existem os opostos. Existiu, existe e existirá, infelizmente, mas isto deixemos de lado.
O que eu quero, mestre, é lhe falar que DECEPÇÃO é descobrir, mais tarde, que estes carneirinhos monstros “apagavam” por todo o tempo os alunos que realmente tinham valores: alunos bons, sérios, honestos e leais. Se fazendo de carneirinhos, estes monstros ficavam à frente de todos, impedindo-nos de visualizar os possíveis samurais. Ou seja, tomando tempo e espaço.
Da próxima vez, sugiro tosquiar para vermos melhor os monstros que se escondem, pois consertar Lealdade, Coragem e Honra não tem como, pois já nascem com o indivíduo. Para não DECEPCIONARMOS.
A decepção maior é ver que os outros que deveriam aprender, não aprenderam.
Dá para colocar no Hagakure, mestre?
Colaboração: www.niten.org.br
Belo texto!