Caros praticantes de Aikido de todo o Brasil.
Neste ano de 2020 estamos passando o que para muitos é a maior crise sanitária já enfrentada por nossa geração. Neste panorama, a prática do Aikido nos Dojo foi interrompida em todos os Estados e trouxe a tona problemas já existentes e novos desafios para a retomada regular das atividades.
Com a retomada das aulas coletivas, autorizada em algumas cidades, enfrentaremos um longo período de recuperação que requererá de todos nós dedicação, esforço, disciplina e muito Aiki.
Percebendo que o mundo passará por um novo paradigma após esta pandemia, seja no plano econômico, interpessoal ou individual, constatamos que a prática do Aikido não estará fora deste novo formato exigido no presente e futuro para a continuidade da prática que tanto amamos.
Pensando nisso, pela primeira vez desde que a prática do Aikido foi difundida por aqui, os líderes das principais instituições que representam o Aikido no Brasil se reuniram para discutir o futuro desta arte marcial em nosso país.
Questões de várias naturezas, que outrora impediam a cooperação no desenvolvimento da prática em várias regiões, foram deixadas de lado em uma iniciativa conjunta visando exclusivamente o incentivo para a prática bem como criar alternativas para o futuro do Aikido no Brasil.
Estas reuniões veem ocorrendo com frequência e nelas, os Sensei que representam estas instituições, têm dedicado seu tempo e energia para encontrar novos caminhos para tornar nossa nobre arte ainda mais forte e também que possa atingir mais pessoas por todo nosso território. Esperamos que em breve mais instituições possam aderir a esta causa para que juntos, possamos construir um novo futuro para o Aikido no Brasil.
Nestes encontros preservamos a independência de cada instituição, com um objetivo comum: tornar o Aikido e sua prática em nosso país cada vez mais forte, acessível e viva! Assim como era o desejo do Fundador.
Em breve teremos novidades em conjunto para compartilhar com todos.
Fiquem firmes e atentos às novas etiquetas de convívio, cuidem-se e até breve.
Assinam este documento:
Aikido Balneário Camburiú
Aikido Cercle Kiniro
Aikido Kawai
Aikido Maruyama
Aikido Paraná Brasil
Aikido Tan Ren Kai
Associação Pesquisa de Aikido
FEBRAI
Federação Mineira de Aikido
ISBRAI
Publicado em: https://aikidoleonardosodre.com.br/2020/09/17/carta-aberta-aos-praticantes-de-aikido-do-brasil/
[…] Os Cinco Espíritos do Budô – Por Dan Penrod […]